02 de Junho de 2020, atualizado ás 00:06

Saque emergencial do FGTS começa dentro de 15 dias

Por: | Notícias



A princípio, a MP (medida provisória) 946/2020 publicada no Diário Oficinal da União (DOU) no dia 7 de abril, extinguiu o Fundo PIS-Pasep, transferiu o seu patrimônio para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e liberou saque emergencial do FGTS.

O saque emergencial do FGTS está com data de saque prevista para agora no dia 15 de junho. Já é possível também esclarecer algumas dúvidas a cerca de como funcionará o processo.

Atualmente, o saque emergencial do FGTS foi liberado por conta da pandemia do novo coronavírus e as consequentes crises de saúde e econômica. Confira essa e outras matérias aqui no Estado News.

saiba como vai funcionar o saque emergencial do FGTS

Saque emergencial do FGTS começa dentro de 15 dias

De antemão, o limite será mesmo de R$ 1.045 por contribuinte, sendo que qualquer brasileiro com saldo nas contas do FGTS poderá sacar. Entre as contas, poderão ser sacados valores inativos, como por exemplo; de empresas que trabalhou no passado, ou ativos (da que trabalha agora). 

Quem possuí valor menor que este ( R$ 1.045) pode zerar o fundo com o saque emergencial do FGTS. No entanto, embora o saldo seja superior, não será possível receber valor maior que este.

O novo saque do FGTS seguirá o cronograma instituído pela Caixa Econômica Federal que é o órgão regulamentador do Fundo de Garantia. A Caixa divulgará o calendário de pagamento e demais informações nos próximos dias.

A MP estabelece ainda um prazo máximo para retiradas, onde todos os trabalhadores brasileiros devem ter sacado o FGTS até o dia 31 de dezembro de 2020.

Por fim, caso o trabalhador não se manifestar negativamente até o dia 30 de agosto, o crédito será automático, depositado na conta poupança de sua titularidade.

Porém caso ele opte por ter seu dinheiro depositado em outra instituição financeira, a MP proíbe que o banco cobre tarifa pela operação.




Maricelma Maiara

http://estadonews.com/

Sou fã da MCU, adoro ler e ouvir música.

  

0 Comentários