O contribuinte que entregou a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física 2021 poderá consultar, a partir desta sexta-feira (23), a liberação do terceiro lote de restituição, na página da Receita Federal.
Nesse lote, 5.068.200 contribuintes receberão R$ 5,8 bilhões. O dinheiro será pago em 30 de julho.
Do valor total, mais de R$ 354 milhões são para contribuintes que têm prioridade legal, sendo:
- 13.985 contribuintes idosos acima de 80 anos;
- 95.298 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 8.987 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 36.616 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Foram contemplados ainda 4,913 milhões de contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 18 de maio de 2021.
Esse lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores.
Como Consultar A Restituição Do IR 2021
Para saber se teve a restituição liberada, basta acessar a página da Receita Federal, clicar na opção Meu Imposto de Renda e depois em Consultar Restituição.
Na página é possível fazer uma consulta simplificada e completa da situação da declaração.
Datas Da Restituição
Inconsistências
A consulta à restituição permite verificar eventuais pendências que impeçam o pagamento, como a inclusão na malha fina.
Caso uma ou mais inconsistências sejam encontradas na declaração, basta que o contribuinte envie uma declaração retificadora e espere os próximos lotes.
“Quem não receber a restituição até 30 de setembro provavelmente tem algum problema na declaração. É importante orientar os contribuintes que não basta apenas entregar a declaração. É importante que volte a página da receita, entre no portal do e-Cac e veja se sua declaração gerou alguma pendência. Se houver a pendência apontada haverá também informações de como regularizá-la”, explicou o auditor fiscal da Receita Federal e responsável pelo Imposto de Renda, José Carlos da Fonseca.
Para cair na malha fina, algum dos dados apresentados na declaração está inconsistente, como quando as informações repassadas pelo contribuinte e terceiros não batem.
O contribuinte também pode ter cometido algum erro no preenchimento ou deixou de informar alguma coisa.
Problemas Com O Pagamento
Se o crédito não for realizado por algum motivo, como no caso de conta informada desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
O reagendamento do crédito dos valores pode ser feito pelo Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Se após o prazo de um ano o contribuinte não resgatar a restituição, ainda é possível requerê-la pelo Portal e-Cac, disponível no site da Receita Federal.
Fonte: www.gov.br