Cuidados na hora de instalar o seu ar-condicionado

Com a chegada dos dias mais quentes, o ar-condicionado se torna um dos itens de consumo mais desejados. Além de deixar os ambientes como escritórios, salas e quartos com a temperatura controlada e agradável, ele também pode auxiliar na eliminação do mofo e evitar a desidratação corporal.

Se você está em busca de um destes aparelhos ou já comprou o seu, saiba que é importante ficar atento a alguns cuidados na hora de instalar.

O que você precisa saber para evitar problemas com a instalação do seu ar-condicionado:

Defina o melhor modelo de ar-condicionado de acordo com utilização que você

Cuidados na hora de instalar o seu ar-condicionado - foto: divulgação
Cuidados na hora de instalar o seu ar-condicionado – foto: divulgação

O seu ar-condicionado pode ser do modelo Janela, Cassete, Piso-teto ou Split Hi-wall, que é um dos mais comuns, por exemplo.

Escolha bem o local no qual o ar-condicionado será instalado

Depois de definido o modelo ideal para o seu ambiente, é importante analisar a situação do local e descobrir qual o melhor local para instalação. Utilizando o exemplo do ar-condicionado Split, é preciso se atentar ao local de instalação tanto da unidade interna (evaporadora), quanto da unidade externa (condensadora).

Faça o check-list

  1. A estrutura, ou seja, a parede que vai receber o aparelho suporta o peso?
  2. O local está preparado para as eventuais vibrações do aparelho?
  3. É possível instalar alguns itens necessários, como tubulação de dreno e dos fios de eletricidade?
  4. Tem algo que possa atrapalhar a entrada ou a saída de ar do aparelho?
  5. Você vai conseguir utilizar controle do ar-condicionado? Vale lembrar que outros aparelhos eletrônicos podem interferir no produto.
  6. Existe um espaço com boa ventilação e sem exposição direta ao sol para posicionar a unidade condensadora?
  7. As duas partes do ar-condicionado (evaporadora e condensadora) podem ser instaladas próximas uma da outra?

Atenção à rede elétrica!

É bastante provável que seu aparelho de ar-condicionado opere em 220v.

Para quem mora em locais de 110v, é preciso ficar alterar a tomada elétrica que será utilizada para ligar o aparelho. A utilização em outra tensão elétrica pode danificar tanto o aparelho quanto a rede elétrica do ambiente. Cuidado!

Contrate um especialista

Apesar de parecer simples, a instalação do ar-condicionado exige alguns cuidados e conhecimentos especiais.

Se feita de maneira descuidada e não profissional, além de riscos graves como queda do aparelho ou problemas de fiação, é mais provável que seu tão desejado ar-condicionado faça mais barulho do que o necessário e seja motivo de reclamação dos vizinhos e até da sua família.

Se não for bem instalado, o seu ar também pode consumir mais energia do que o esperado e durar menos tempo. Valorize seu investimento.

Seguindo todos estes protocolos na hora de instalar, a chance de você poder curtir bons momentos no ambiente climatizado com o seu novo ar-condicionado é ainda maior.

Mas depois, quando já estiver aproveitando as vantagens, não esqueça: para garantir o bom funcionamento do seu aparelho, lembre de fazer sempre a manutenção de ar-condicionado.

Se você utiliza todos os dias, ou várias vezes na semana, anote na agenda: os filtros devem ser limpos pelo menos uma vez por mês.

Além disso, é preciso agendar uma revisão anual, sempre com um técnico especializado, para fazer a manutenção preventiva do seu aparelho. Com essa prática você evita grandes problemas – e grandes gastos de conserto – e também cuida da sua saúde.

O ar-condicionado é ótimo para ajudar na prevenção de alergias, purificar o ar, auxiliar o sono e evitar insetos e poeira nos ambientes, mas desde que ele esteja sempre limpo.

Como todas essas dicas e recomendações, está pronto para comprar, instalar e cuidar do seu ar-condicionado?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua navegação. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade e nossos termos de uso Aceitar Ler Política