Início » Futebol » Com classificação histórica, Fortaleza chega pela primeira vez no mata-mata de Libertadores

Com classificação histórica, Fortaleza chega pela primeira vez no mata-mata de Libertadores

O Leão fez história nesta temporada, confira as conquistas do clube…

Anúncio

Depois da última temporada heróica, o Fortaleza conquistou, pela primeira vez em sua história, a classificação direta para a Copa Libertadores no formato dos pontos corridos. 

Após finalizar em quarto lugar no Brasileirão 2021, com 58 pontos, sendo 17 vitórias, 7 empates e 14 derrotas, a equipe do argentino Juan Pablo Vojvoda segue fazendo história na atual temporada. 

Além de ter sido a única equipe nordestina classificada para o maior torneio continental nos últimos 13 anos, o Fortaleza, logo em seu ano de estreia, conquistou a vaga para o ma-mata. Até então, somente o Sport, no ano de 2009, havia conquistado o feito para os times do Nordeste. 

Assim que Conmebol realizou o sorteio dos confrontos das oitavas de finais da Libertadores 2022, ficou definido que o Leão enfrentaria o Estudiantes. Com o duelo confirmado, a partida de ida acontecerá no dia 30 deste mês, no Castelão. Já a volta, na Argentina, será realizada no dia 7 de julho. 

Crescimento na Libertadores e Copa do Brasil, mas em queda no Brasileiro

Foto: Mateus Lotif / Fortaleza EC
Foto: Mateus Lotif / Fortaleza EC

Apesar de viver um grande momento nas copas, tanto a nacional quanto a continental, no Campeonato Brasileiro a situação para os cearenses não é nada boa. Inclusive, é o lanterna da competição com uma vitória em 12 jogos disputados. 

Classificado para as oitavas da Libertadores, o Fortaleza também está na mesma fase pela Copa do Brasil. Na competição brasileira, o Fortaleza irá encarar o seu arquirrival, o Ceará. A CBF confirmou e as partidas de ida e volta acontecerão nos dias 22 de junho e 13 de julho, ambas no Castelão. 

Em último no Brasileirão 

Após 12 rodadas no Campeonato Brasileiro, o Fortaleza é o 20º colocado, com apenas 7 pontos conquistados. Uma situação delicada e diferente do que aconteceu desde o retorno da equipe para a elite. 

Das 12 partidas realizadas, o Leão venceu apenas uma, sendo o Flamengo, no Maracanã. Nas outras 11, empatou 4 e perdeu 7. Além disso, também tem o pior ataque, junto com Cuiabá, com 9 gols marcados. 

Fortaleza precisa reagir para não ser rebaixado

Na lanterna e com 7 pontos de diferença para o Goiás, que está em 16º e é o primeiro time fora da zona do rebaixamento, o Leão do Pici necessita de uma rápida reação no campeonato nacional. 

Na última rodada, realizada na quinta-feira (16), diante do Avaí, na Ressacada, a equipe até que realizou uma boa partida, porém acabou sendo derrotada por 3-2. 

O próximo compromisso do Fortaleza será no domingo (19), pela 13ª rodada do Brasileirão, dentro de casa, contra o América Mineiro. 

Relacionados