19 de Março de 2019, atualizado ás 22:03

Bolsonaro e Trump se encontram na Casa Branca



Por: Raquel Luciano | Notícias

Compartilhar:
         

Confira Também: Tragédia da Nova Zelândia deixa 49 mortos

Hoje no encontro na Casa Branca, o presidente dos Estados Unidos e o presidente Jair Bolsonaro se encontram. De acordo com Trump, está apoiando que o Brasil ingresse a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

No encontro em Washington, Trump falou com a imprensa ao lado de Bolsonaro. Brasil queria o apoio dos EUA para poder entrar na organização. Com esta declaração, o encontro dos dois presidentes demonstra ter sido satisfatório para ambas as partes.

Bolsonaro e Trump se encontram na Casa Branca (foto: internet)

Apoio de Trump

Ao lado de Bolsonaro, Trump afirmou estar apoiando os esforços brasileiros para conseguirem entrar na OCDE. Ainda depois, o presidente não falou mais nenhum detalhe sobre este assunto. A OCDE é uma organização que coopera e discute as políticas públicas e econômicas que guiam os países que fazem parte da organização.

Para poder entrar no acordo, é necessário implementar diversas medidas econômicas liberais. Um exemplo é o controle inflacionário e fiscal. Ao realizar essas medidas, o país consegue chamar atenção para investimentos que podem atrair investidores do mundo todo.

Segundo Paulo Guedes, ministro da Economia, os Estados Unidos desejam que o Brasil saia da lista de países que recebem tratamento especial e diferenciado da Organização Mundial do Comércio (OMC) e em troca, oferecem o apoio para que o Brasil entre na OCDE.

Esta lista de países da OMC oferece vantagens especiais para que o país tenha maiores flexibilidades e mais tempo para cumprir acordos. O governo norte-americano demonstra ser contra a este modelo e como o Brasil é participante dessa lista, quer ajuda do Brasil para dar fim ao OMC.

Ainda está marcado para o presidente Jair Bolsonaro diversos compromissos nessa primeira visita aos Estados Unidos. Um encontro privado com Trump está marcado, onde depois de um almoço, a reunião é ampliada.

Com outros compromissos, Bolsonaro deve retornar a Brasília na quarta-feira. O encontro com Trump promete trazer muitos acordos estabelecidos, visto que o atual presidente do Brasil demonstra uma grande admiração por Trump e pelos Estados Unidos.

Encontro junto com a imprensa ainda trouxe diversas falas entre o presidente Donald Trump e Jair Bolsonaro, além do apoio a entrada da OCDE. Presidentes conversaram sobre ações na Venezuela e Acordo de Alcântara.




Raquel Luciano

Raquel é jornalista com mais de 5 anos de experiência. Atualmente é editor chefe do Estado News. Ela pode ser contatada através do e-mail: rachell.luciano@gmail.com

     

0 Comentários