25 de Maio: dia da toalha e também do Orgulho Nerd

Hoje, dia 25 de Maio é comemorado o dia da toalha, e também do orgulho nerd. A princípio a escolha da data remete diretamente a um clássico do universo nerd e geek, a grande obra do escritor inglês Douglas Adams, o livro “o guia do mochileiro das galaxias.

O livro foi lançado em outubro de 1979. Se tornando um grande sucesso de vendas na época, a obra adaptava uma série de rádio que também era de autoria de Adams. “O Guia do Mochileiro das Galáxias” é o primeiro de uma série de cinco livros.

“O Restaurante no Fim do Universo”, “A Vida, o Universo e Tudo Mais” , “Até Mais e Obrigado Pelos Peixes” e “Praticamente Inofensiva”, último a ser publicado. Confira essa e outras matérias aqui no Estado News.

A comemoração do dia da toalha

25 de Maio: dia da toalha e também do Orgulho Nerd
25 de Maio: dia da toalha e também do Orgulho Nerd

Nem mesmo a pandemia do coronavírus impediria que o mundo geek realizasse comemorações em uma data tão que é tão simbólica e importante como o Dia do Orgulho Nerd/Dia da toalha.

O dia da toalha foi baseado no livro de Adams, que trata de uma forma bem-humorada sobre ficção cientifica e viagens interplanetárias. Dessa forma o guia diz que um dos objetos mais importantes é a toalha .

Ainda citando o livro, o guia faz a seguinte afirmação: “Em parte, devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; […] você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa. ”

Nesse sentido a toalha passa a ser um item chave, extremamente necessário e importante para todo e qualquer viajante. Sendo assim também fundamental para todo mochileiro espacial, Douglas Adams morreu em 11 de maio de 2001.

Logo após a morte de Adams, fãs resolveram homenageá-lo com a primeira edição do “Dia da Toalha”. Os nerds, saíram às ruas carregando uma toalha nos ombros ou pendurada na mochila.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua navegação. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade e nossos termos de uso Aceitar Ler Política