10 dicas básicas para quem vai acampar pela primeira vez na vida

Antes de pegar a mochila, calçar o tênis e cair na estrada, algumas dicas podem ser bastante úteis para os acampadores de primeira viagem.

Antes de tudo, pare pra pensar: “ficarei longe de casa, sem água, sem energia elétrica e por longas horas. Irei suportar?”

Neste sentido, preparamos uma lista com 10 dicas essenciais que vão te ajudar a encarar essa nova jornada de uma forma bem mais confortável.

Dicas para quem vai acampar pela primeira vez

Acampar na natureza pode ser uma experiência maravilhosa - foto: reprodução
Acampar na natureza pode ser uma experiência maravilhosa – foto: reprodução

“Pior que não terminar uma viagem… é nunca partir” – Amyr Klink, navegador e escritor brasileiro.

Acampar é uma aventura emocionante que te mantém conectado com o coração da natureza. Para tornar essa experiência melhor, confira essas dicas a seguir.

1. Tenha bom preparo físico

A falta de preparo físico pode ser a principal causa da desistência de muitos campers durante o percurso. Você não quer se preparar para um acampamento no final de semana e após 30 minutos de caminhadas subindo serras desistir, não é? Pratique exercícios, saiba o quanto você pode suportar. Isso será de extrema relevância.

2. Escolha o local e estude ele antes de ir

A escolha de um local é a parte mais importante de um acampamento – sem local, não há acampamento –, por isso fique atento aos possíveis riscos, se a região é segura e quem a frequenta, quem são os donos e se autorizam. Além disso, esteja preparado(a) para lidar com a vegetação local, galhos, espinhos e muita grama molhada.

3. Acampe em grupos

Os acampamentos em grupos não são apenas mais divertidos, mas são também mais seguros. Quanto mais pessoas, melhor. Acampamentos grupais tendem a afastar invasores, pessoas mal intencionadas que podem frequentar eventualmente o local. Nunca acampe sozinho. Grupos podem ser úteis também contra acidentes.

4. Tenha uma boa barraca

A escolha de uma barraca é essencial. Existem diversas no mercado e você deve escolher uma que se adapte as suas necessidades. Se está em dúvida sobre qual escolher, fique atento aos comentários dos sites de vendas e veja as avaliações, não economize em uma que pode se rasgar facilmente, mas também não gaste fortunas além do desejado, escolha a que mais se adéqua ao seu perfil. Mantenha o foco em barracas mais leves e que sejam fáceis de montar. Pratique como montar a sua antes de ir acampar.

5. Esteja sempre prevenido

Esteja sempre pronto para qualquer imprevisto durante o acampamento - foto: reprodução
Esteja sempre pronto para qualquer imprevisto durante o acampamento – foto: reprodução

Essa talvez seja uma das mais importantes dicas para quem vai trilhar longos caminhos seja onde for. Alguns itens são imprescindíveis para tais viagens.

Confira abaixo uma lista do que você pode levar:

  • Lanternas – ao cair da noite, a escuridão poderá ser demasiada. Tenha sempre lanternas em em mãos para não andar tropeçando ou não conseguir enxergar a sua própria bolsa. Dica: leve pilhas reservas.
  • Repelente – na natureza você encontrá uma vasta quantidade de mosquitos que tentarão te picar incessantemente. Esteja atento as instruções no rótulo.
  • Kit de higiene pessoal: sabonete, shampoo, escova, pasta de dentes, fio dental, papel higiênico e toalhas pequenas – leve algumas sacolas plásticas, podem ser úteis para coletar os materiais descartáveis.
  • Protetor solar, boné e roupas térmicas – o uso de alguns desses produtos podem ser úteis para te proteger de intensos raios solares durante as caminhadas.
  • Mochila para trilha – tenha uma boa mochila, que seja resistente e, ao mesmo tempo, seja espaçosa. Ela será responsável por levar todos os apetrechos do acampamento. Teste ela se for possível.
  • Esqueiros ou fósforos – fogueiras podem ser úteis, mas todo cuidado é pouco para não acabar causando um incêndio. Evite deixar a fogueira acesa próximo as barracas, crie uma barreira de contenção e ao final de tudo, apague-a.
  • Facas e canivetes – são utensílios realmente bem vindos. Tesouras também podem ser úteis em eventuais necessidades.
  • Kit de primeiros socorros – esteja sempre munido de ataduras, antissépticos, álcool, água oxigenada, ataduras de crepe, pinças, máscaras, luvas e anti-inflamatórios.

6. Leve bastante água

De início, a água pode até não representar algo tão necessário, mas ao final do dia, pode ser a substância mais desejada pelos experientes viajantes. Água mineral é imprescindível ao acampamento. Considere levar ao menos 2 litros de água por pessoa.

7. Atenção aos alimentos

Leve alimentos ricos em fibras e proteínas, que possam suprir a sua necessidade após longas caminhadas. Biscoitos, barras de cereal, chocolates, sucos em garrafas térmicas e refeições bem armazenadas podem te nutrir. Se você for intolerante a algum alimento, mesmo que seja muito pouco, evite levá-lo. Além disso, não coma muito, pode te fazer ficar pra trás.

8. Calçados adequados

Não queira terminar com bolhas e contusões até o final do dia. Utilize calçados que sejam bem confortáveis, práticos e que mantenham as solas dos pés firmes ao solo. Dica: leve um par de crocs, evite caminhar descalço em qualquer lugar.

9. Tenha sempre um bom guia

Caso não conheça o lugar, tenha sempre uma pessoa que possa guiar o grupo pelo melhor caminho. GPS são bem vindos na hora de traçar a rota. O uso de uma bússola também é indispensável. Tenha sempre celulares carregados e baterias disponíveis. Desligue-o se for necessário para poupar a carga. Se estiverem perdidos, tentem voltar por onde vieram com a ajuda da bússola.

10. Estude o clima da região

Esta é uma dica de ouro para aqueles que vão acampar: se o clima não favorece, marque outro dia. Tentem escolher durante um período menos chuvoso e em uma época menos quente. A chuva pode estragar qualquer possibilidade de desfrutar de um bom acampamento e o sol pode tornar difícil e até perigosa a caminhada.

Abaixo, um vídeo do Edson Rodrigues, um desbravador experiente na arte de acampar. Esperamos que estas dicas possam te ajudar.

7 DICAS PARA UM BOM ACAMPAMENTO – fonte: Edson Rodrigues DESBRAVADOR
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua navegação. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade e nossos termos de uso Aceitar Ler Política