Saúde: conheça alguns alimentos que fortalecem o sistema imunológico

2

Em tempos de epidemia de coronavírus, a busca por alimentos ricos em vitaminas e nutrientes aumentou bastante. Alguns alimentos possuem uma boa eficácia no combate a bactérias e vírus presentes em nosso organismo. Neste artigo, iremos abordar alguns alimentos e os seus benefícios.

Antes de tudo, é importante nunca dispensar o papel fundamental de um nutricionista, que é um especialista no assunto e pode lhe orientar corretamente conforme as suas necessidades. Pois o uso de qualquer alimento indiscriminado e em altas quantidades podem acarretar outros problemas de saúde.

Começaremos pelas frutas cítricas, que contém uma boa dose de vitamina C em seus componentes:

  • laranja – a fruta mais popular de todas, é rica em vitamina C e possui uma boa concentração de vitamina A. Um importante antioxidante, que previne doenças cardiovasculares, degenerativas, entre outras resistências às infecções;
  • abacaxi – rico em vitamina C e A, possui nutrientes benéficos para os nossos olhos e cuidados com a pele, prevenindo acnes e o aparecimento de manchas;
  • acerola – a pequena fruta vem carregada de vitaminas, surpreendentemente, as vitaminas A, C e do complexo B. Com a presença do ferro e do cálcio, auxiliando no combate a anemia e no fortalecimento dos ossos.

Você sabia que vegetais verde-escuros são importantes em nossa alimentação?

Conheça alguns alimentos que fortalecem o nosso sistema imunológico - foto: reprodução
Conheça alguns alimentos que fortalecem o nosso sistema imunológico – foto: reprodução

Para quem pensava que apenas a vitamina C era importante para o nosso sistema imunológico, vamos conhecer também os benefícios dos vegetais verde-escuros, que são importantes fontes de ácido fólico.

O ácido fólico atua diretamente na produção das células imunes, para ser mais específico, na construção dos glóbulos brancos responsáveis pelas defesas do nosso organismo.

E nessa lista entra os vegetais verde-escuros que podem ser encontrados facilmente no mercado, vamos lá:

  • brócolis – rico em ácido fólico, serve também como um bom acompanhamento para a nossa mesa. O vegetal ajuda na produção de imunoglobulinas – anticorpos presentes em nosso organismo para neutralizar substâncias estranhas em nosso corpo;
  • couve – rico em fitoquímicos, possui um importante papel contra substâncias cancerígenas. Sendo um forte antioxidante, que ajuda o nosso sistema imunológico e em sua ação desintoxicante, melhora o nosso sistema digestivo;
  • rúcula – embora muita gente não seja fã desse vegetal, a rúcula é rica em fibras e possui vitamina C, o que traz benefícios ao funcionamento do nosso sistema digestivo e ao nosso sistema imunológico.

Alho e Cebola: uma combinação que ajuda o nosso sistema imunológico

E, para fechar a nossa pequena lista de alimentos que ajudam o nosso sistema imunológico, aqui vai uma dica tradicional do paladar brasileiro, o popular alho e cebola.

O alho cru é uma fonte rica de vitamina C, selênio e zinco, o que ajuda a proteger nosso sistema contra gripes e resfriados. Além disso, possui a alicina, que combate vírus, bactérias e fungos.

Por outro lado, a cebola, bastante recomendada por nutricionistas, por suas funções contra alergias e doenças virais. A cebola possui as vitaminas B1, B2 e C. Visto que também traz a quercetina, um componente químico antioxidante e anti-inflamatório, que fortalece o nosso sistema imunológico e auxilia na prevenção de outras doenças.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.